Projeto CosmUS ajuda empreendedores a trocarem experiências e conteúdo durante pandemia

O universo digital passou por grandes mudanças, se tornando ainda mais essencial para os negócios devido à COVID-19. Empresas com atividades tradicionalmente ambientadas no físico tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Dentre elas, está o LIDE FUTURO, que busca fomentar a troca de experiências, networking, conteúdo e novos negócios entre seus filiados.

Tendo os eventos físicos como principal ferramenta para conectar jovens lideranças, o grupo precisou adaptar seu modelo para o formato on-line com agilidade. Agora, além de palestras virtuais voltadas aos mais diversos setores, com temas que estão em destaque no mercado, o filiado poderá contar com um novo projeto de integração: o CosmUS.

Rafael Cosentino, um dos sócios do LIDE FUTURO e CEO da Inovalli, acredita que apesar das consequências, o momento traz novos aprendizados. “Desde antes dos problemas da COVID-19, nós do LIDE FUTURO já estávamos em busca de um ambiente digital para criar uma interação ainda mais forte entre nossos membros. O Corona apenas acelerou nossa transformação digital, que estava prevista até o final do ano”, explica o empresário. 

O processo de mudança do grupo para o ambiente on-line levou cerca de 15 dias. Além dos eventos, o grupo criou um novo modelo de atuação por meio de uma plataforma digital, com recursos que permitem uma comunicação fluida e maior conexão entre os membros. Para a construção dessa nova forma de comunicação ser efetiva e ter real impacto, a equipe do LIDE FUTURO precisou entender quais eram as dores dos filiados quanto à troca de experiências e networking on-line, que acabou dando vida ao CosmUS.

Com as análises sobre o que impacta os empreendedores de diversos setores, o  grupo decidiu dividir seus filiados em subgrupos, criando assim um conceito de “fraternidade”. “Além de estarmos propagando conteúdo relevante, baseados nas dores dos membros, conseguimos criar um ambiente de ajuda mútua, que surge de uma maior interação entre todos”, pontua Consentino.

Para enfrentar a crise, o acesso a conteúdos multisetoriais se torna uma solução para fomentar um ambiente de discussão em busca de melhores práticas de cada setor, além do auxílio psicológico que essa trocapode trazer aos filiados. Rafael diz que não há uma dica exata para enfrentar esse momento de instabilidade, “o principal é revisitar seu Bussiness Plan, entendendo quais os impactos que a pandemia causará no seu negócio e quais movimentos que você deve fazer, além de, principalmente, se preocupar com caixa”, orienta o empresário.

Para Rafael, o digital vai tomar seu lugar e relevância no mundo dos eventos e negócios. Os eventos digitais aliados a novas formas de relacionamento, como a plataforma digital do LIDE FUTURO e o projeto CosmUS, auxiliarão a mitigar a falta dos encontros físicos nesse momento.

Capítulos Recomendados