Debate: Importância da imprensa no combate a fake news durante pandemia são temas de live com Celso Zucatelli

LIDE FUTURO promoveu debate sobre relevância da informação e do trabalho jornalístico em tempos de crise

Com a chegada do novo coronavírus, o jornalismo adquiriu um papel de protagonismo ainda mais central na hora de informar e proteger a sociedade. Por isso, o LIDE FUTURO realizou a live “O papel e a importância da imprensa na crise”, para debater, junto ao jornalista Celso Zucatelli, o trabalho que a imprensa tem realizado frente à pandemia.

Atual apresentador dos telejornais Balanço Geral e Fala Brasil, da Record TV, o profissional passou por importantes veículos do País, como O Estado de S. Paulo, e pelas emissoras Rede Bandeirantes, TV Cultura, RedeTV! e TV Gazeta.

Na conversa, voltada a empresários e empreendedores filiados ao grupo, o convidado valorizou o trabalho de toda a imprensa durante a pandemia, pois, assim como ele, muitos outros profissionais da área não estão em quarentena para informar e prevenir a população sobre os novos dados da COVID-19.

Influente na televisão e também na internet, Celso Zucatelli descreveu as possibilidades de comunicação como infinitas e apontou as redes sociais como fortes aliadas nesse momento de reclusão social. Nativo da televisão, o apresentador falou sobre essa conexão entre os antigos e novos meios de comunicação: “A gente consegue provocar a participação das pessoas usando as redes sociais com a notícia na televisão”, explica.

A internet tem se tornado forte aliado nas notícias sobre a pandemia. Hoje, a televisão tem utilizado parte das técnicas tradicionalmente digitais para informar. “As pessoas tinham uma resistência às coisas digitais, agora tiveram que fazer e viram que funcionam”, comenta o jornalista.

Com o crescimento de notícias falsas, Zucatelli reforça que ele e seus colegas de  profissão têm dupla função. “A gente tem a obrigação de mostrar e ensinar como usar as ferramentas de notícias. Nós estamos tendo nesse momento a oportunidade de mostrar isso, desmentindo notícias falsas e explicando o que é a notícia falsa”, explica. 

Quando perguntado sobre como evitar fake news dentro do ambiente jornalístico, o apresentador explicou que a melhor solução é uma apuração mais rigorosa.

Também esteve em pauta o papel da mídia em estimular o conhecimento, a educação e a busca por conhecimento alternativo, além da importância de divulgar a informação de forma imparcial. “A gente tem que buscar o melhor recurso de todos que é ouvir os especialistas para tentar ajudar as pessoas a tomarem decisões em um ambiente totalmente caótico”, afirma o profissional. O fim da conversa foi marcado por perguntas ao jornalista, que lembrou mais uma vez que a imprensa tem o papel de mostrar o que de fato está acontecendo. “O nosso papel é mostrar tudo, a gente tem que dar elementos para que a população possa tirar sua própria conclusão”.

Capítulos Recomendados