Criatividade: competência necessária para conseguir sucesso profissional

“A criatividade é o processo de ter ideias que tenham valor” (Ken Robinson)

De acordo com relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, existe hoje uma crescente demanda por profissionais criativos no mercado de trabalho. Há cinco anos, a demanda por um profissional criativo estava em 10º lugar nas prioridades de uma contratação, sendo que, em 2020, ser criativo será a terceira competência mais buscada em um processo seletivo.

O aumento pelo interesse em profissionais criativos nos últimos anos é muito simples: os robôs perdem para os seres humanos em criatividade. Nenhum robô consegue (ainda) ter ideias inteligentes e inusitadas ou desenvolver saídas criativas para resolver algum problema.

Especialistas afirmam que o processo criativo começa na infância, já que as crianças precisam ser livres para criarem e desenvolverem a sua criatividade desde cedo, por meio de atividades lúdicas. As crianças que têm suas ideias bloqueadas hoje, enfrentarão problemas e desafios inesperados no futuro. Para terem êxito em suas vidas, elas dependerão de sua própria capacidade de pensar e ter atitudes criativas na solução de problemas, mesclando conhecimento com criatividade. Segundo Fábio Carvalho, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Faber Castell, “a gente não perde criatividade, ela está apenas bloqueada. É possível resgatá-la!”.

LIDE FUTURO na Faber Castell

Com o propósito de despertar este lado criativo em nossos filiados, nos dias 26 e 27 de novembro, promovemos um LIDE FUTURO Experience no Espaço de Criatividade e Inovação da Faber Castell, localizado no Shopping Market Place. Durante o wokshop, os filiados do LIDE FUTURO ouviram os profissionais da Faber explanarem sobre criatividade; assistiram a uma animação de Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez, intitulada “Alike” (https://youtu.be/PDHIyrfMl_U); e encerraram a noite com uma atividade muito criativa: desenvolver uma empresa em alguns minutos, estruturando o modelo de negócios por meio da ferramenta Business Model Canvas, o famoso Canvas, além de montarem uma maquete de seu negócio com os materiais disponíveis pela Faber Castell.

Point da Criatividade

O Espaço de Criatividade e Inovação da Faber Castell é um espaço inovador, destinado para potencializar o processo criativo de nossas crianças e adultos. Eles promovem diversos workshops para as crianças e para empresas motivarem seus funcionários, além de também ser um espaço para confraternizações. Para maiores informações, acesse: http://espaco.faber-castell.com.br/

Capítulos Recomendados